04/03/2020 13h00 - Atualizado em 04/03/2020 13h47

Corpo de Bombeiros Militar inicia Programa Anual de Instrução para todo o efetivo

Na manhã da última segunda (02), iniciou-se o Programa Anual de Instrução do Corpo de Bombeiros Militar do ES (PAI/CBMES). O programa tem o objetivo de realizar a manutenção do conhecimento operacional da tropa de modo a modificar, atualizar e corrigir, mantendo-o utilizável e aceitável para seus usuários.

Realizado desde 2012, inserido no Planejamento Estratégico da Corporação, o PAI 2020 traz a novidade de ter sido personalizado para dois perfis de público interno, o efetivo que trabalha diretamente no serviço operacional e o efetivo de outros setores da Corporação (não ligados diretamente a emergência).

A criação de instruções voltadas para o efetivo “administrativo”, busca dar foco as principais demandas emergentes que levam o CBMES a mobilização de todo o seu recurso humano, mais sabidamente nas situações dos grandes incêndios florestais, que ocorrem normalmente no primeiro semestre do ano, e os desastres provocados pelas fortes chuvas, ocorridos com frequência no segundo semestre.

O Comandante-Geral, através da Diretriz de Instrução 01/20, permitiu que se estabelecesse como forma de incentivo a priorização do cumprimento pleno do programa, recompensas como: certificação, elogio, dispensa recompensa e priorização para realização das escalas de ISEO.

Ao final de cada aula os discentes poderão realizar avaliação da qualidade do treinamento, abordando aspectos como: grau de pertinência do tema, instalações físicas, qualidade do material didático e qualidade do instrutor/monitor, permitindo um processo de melhoria contínua no Programa.

Ainda, como forma de dar suporte ao PAI, está sendo iniciado o efetivo uso do Portal do Conhecimento CBMES, solução de TI que constitui um único ponto de acesso ao conhecimento organizacional, integrando bases de conhecimento, diretórios de especialistas, ferramentas de colaboração e outros aplicativos com uso intensivo de conhecimento.

Vislumbra-se ao final, aumentar a efetividade das ações com fortalecimento da segurança e saúde do bombeiro, potencializando a satisfação da sociedade capixaba.


Somando Forças Podemos Mais

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar’’

Relações Públicas                          

Tenente-Coronel Wagner

Capitão Pedroni

Sargento Soares

Sargento Neander

Cabo Gabriel

 

E-mail: bm5@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

           

Informações à Imprensa

SESP: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard