27/11/2017 14h21 - Atualizado em 27/11/2017 14h22

Corpo de Bombeiros Militar lança Operação Verão

No último domingo (26) o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), através da Diretoria de Operações (DOp), fez o lançamento da “Operação Verão”, na Praia de Itaparica.

O evento contou com a formatura de 23 guarda-vidas do projeto “Soldado cidadão”, um convênio entre o CBMES e 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, exposição de viaturas novas e antigas, banda de música do Exército Brasileiro, recreação infantil e simulação de salvamento a vítimas de afogamento, integrando os Guarda-vidas da Prefeitura Municipal de Vila Velha, os militares do Corpo de Bombeiros Militar, o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A Operação Verão é realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo no período de dezembro a março, e objetiva prevenir a ocorrência de afogamentos durante o verão. Para cumprir tais propósitos a Corporação realiza um planejamento que inclui a seleção, treinamento e supervisão de guarda-vidas, mapeamento das áreas com maiores incidências de afogamentos, alocação de recursos materiais (motos aquáticas, embarcações, quadriciclos, pranchas, viaturas convencionais etc), além das parcerias com o SAMU, NOTAer, Polícia Militar, prefeituras municipais, entre outros.

O lançamento faz parte da Semana Prevenir, uma iniciativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (SINDIFER) com apoio do Sindicato da Indústrias da Construção Civil do Estado do Espírito Santo (SINDUSCON) e do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (SINDIROCHAS), e tem por objetivo fomentar as iniciativas em prol da saúde e segurança nas empresas e a popularização deste tema na sociedade. O Corpo de Bombeiros integra o Comitê Técnico da Semana Prevenir.

Foi uma manhã muito importante para todos os órgãos públicos e privados que marcaram presença, e para todo o público que compareceu e pôde conhecer melhor toda a estrutura que está montada para que o verão capixaba seja o mais seguro possível.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida alheia e riquezas salvar!”

Cabo Neander

Facebook: bombeiromilitarES