05/03/2020 16h19 - Atualizado em 05/03/2020 16h22

Corpo de Bombeiros Militar participa do 1º Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) - Nível Avançado, no Estado de Minas Gerais

Bombeiros militares do Espírito Santo participam do primeiro Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) – Nível Avançado, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

O curso de BREC, nível avançado, é inédito no Brasil e tem como foco as ações de resposta a desastres, de acordo com padrões doutrinários internacionais, com foco em escoramentos complexos e penetração em escombros.

Ao decorrer do curso, os militares tem contato com os seguintes assuntos: gestão do desastre - Doutrina Insarag, psicologia do desastre, manipulação de pacientes em estruturas colapsadas, operações com cães, comportamento de estrutura em colapso, equipamentos pesados, operações com máquinas pesadas, movimentação de cargas pesadas, técnicas de escoramento, técnica de rompimento de estruturas, resgate em escombros, atividade psicossensorial e simulado de mobilização internacional. É uma capacitação inovadora que une as experiências já vividas no CBMMG de outros cursos já realizados em Minas Gerais; em outros estados da Federação e em outros países. Além do conhecimento adquirido em grandes desastres como os de rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho e da atuação internacional em Moçambique.

O objetivo principal é o gerenciamento e a coordenação das equipes de respostas aos desastres em âmbito local, regional, nacional e internacional, desenvolvendo, inclusive, uma cooperação com a Organização das Nações Unidas (ONU).

O curso com duração de três semanas iniciou-se no dia 24 de fevereiro, tendo o término previsto para 13 de março. Ao todo estão participando 34 militares dos Corpos de Bombeiros Militares dos estados de Minas Gerais, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná e Roraima.

O corpo de instrutores é formado por militares do CBMMG de todo o Estado, com formação na área de BREC, pelo Diretor-Geral do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (GRAU), Dr. Jorge Michel Ribeira e do Coordenador-Geral de Gerenciamento de Riscos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), Tenente-Coronel Veterano CBMDF, Paulo José Barbosa de Souza.

Somando Forças Podemos Mais

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar’’