17/08/2021 14h16

Corpo de Bombeiros Militar participa do primeiro curso de mergulho em cavernas do Brasil

Dois militares capixabas participaram do primeiro curso de mergulho em cavernas realizado para militares no Brasil. O curso foi coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul, durante o período de 02 a 14 de agosto.

Foram três cursos (Cavern, Intro to Cave e Cave Diver), ambos ministrados pelo major Ronaldo Possato, da PM de São Paulo, que é Instrutor Trainer da agência americana IANTD, certificadora pioneira neste tipo de treinamento.

O mergulho em cavernas é uma das atividades mais perigosas do mundo, já tendo feito milhares de vítimas, entre elas inúmeros instrutores de mergulho. É a atividade de mergulho mais técnica e que requer mais treinamento e especialização do mergulhador, que está exposto a perigos como desorientação nos labirintos alagados, falta de gás, desabamentos, intoxicações, falta de visibilidade, falta de luz natural, correntes submersas, entre outros.

Os alunos ficaram duas semanas dentro da água, quase sem descanso, sem dias de folga, fizeram muita força carregando uma enorme quantidade de equipamentos para as belas, mas ermas e perigosas, cavernas da região de Jardins e Bonito, no Mato Grosso do Sul, onde o treinamento foi ministrado. Passaram frio e estresse psicológico.

Seis bombeiros militares iniciaram o curso, quatro do Mato Grosso do Sul e dois do Espírito Santo. Ao término, apenas quatro foram certificados, sendo dois deles capixabas, o capitão Afonso Amorim e o sargento Bento.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”

 

Relações Públicas 

Tenente-Coronel Escalfoni

Tenente Andresa

Sargento Soares

Sargento Neander

Cabo Gabriel

 

E-mail: ascom@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

           

Informações à Imprensa

SESP: 3636-9928 / 99231-5157

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard