20/12/2019 14h48 - Atualizado em 20/12/2019 14h49

Corpo de Bombeiros Militar realiza capacitação em Planejamento Estratégico para Oficiais

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) deu início ao processo de elaboração do Plano Estratégico para o ciclo 2020-2023. Dentre as atividades a serem desenvolvidas nesta construção estão a avaliação da execução do Plano Estratégico que se encerra no fim deste ano, a realização de um diagnóstico ampliado dos ambientes interno e externo onde a Instituição está posicionada, a prospecção de cenários extremos e os fatores críticos de sucesso e, por fim, com base no que for construído, a realização da validação do Plano Estratégico para o horizonte 2023.

Como parte desta construção e com a devida colaboração da Escola de Serviço Público do Espírito Santo, a Corporação realizou no período de 11 a 18 deste mês, a Capacitação em Planejamento Estratégico com Ênfase em BSC e Cenários Prospectivos para duas turmas num total de 54 Oficiais capacitados.

Apesar da atribuição desta construção ser da Assessoria Estratégica do CBMES, a condução dos trabalhos está a cargo da Comissão Permanente de Gestão do Planejamento Estratégico CBMES, que tem como objetivo a realização de ações que fomentem a elaboração e implementação do Plano Estratégico CBMES, proporcionando a melhoria contínua da performance Institucional, cujo Presidente da Comissão, coronel Germano Felippe Wernersbach Neto, também foi o Instrutor na capacitação.

Como metodologia, o CBMES utiliza a ferramenta Balanced ScoreCard (BSC – Kaplan e Norton) adaptadas para a gestão pública, além da definição de cenários prospectivos. Historicamente, o CBMES já está no seu terceiro ciclo de planejamento estratégico, demonstrando que a prática de planejar e prospectar o futuro está institucionalizada na Corporação.

Corpo de Bombeiros Militar "Vida Alheia e Riquezas Salvar"

 

Relações Públicas 

Tenente-Coronel Wagner

Sargento Soares

Sargento Neander

Cabo Gabriel

 

Email: bm5@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

           

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard