05/08/2020 15h56 - Atualizado em 05/08/2020 15h58

Corpo de Bombeiros Militar realiza operação para rebocar carcaça de baleia em Guarapari-ES

No último final de semana (01/08), equipes do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, localizado em Guarapari, realizaram uma operação de reboque da carcaça de uma baleia-jubarte, que encalhou em um costão rochoso no centro de Guarapari, próximo ao Siribeira Clube.

A ocorrência inusitada teve de ser realizada com a maior urgência possível, devidos aos sérios riscos para a população que reside próxima ao local onde o corpo da baleia estava. Caso a carcaça permanecesse em decomposição no costão rochoso, isso poderia acarretar riscos de contaminação de pessoas devido a putrefação, além de possibilidade de explosão da carcaça devido a quantidade de gases gerados pela decomposição e forte odor de podridão num raio de pelo menos 3km do local de origem.

A operação foi um apoio essencial dado ao Instituo Orca, que devido ao local de difícil acesso e das más condições do tempo, precisou de apoio do CBMES, dos guarda-vidas, da Samarco e da secretaria de meio ambiente de Guarapari para que ela fosse realizada. Todo o procedimento exigiu muita engenhosidade e criatividade dos bombeiros militares que entraram no mar para que fosse possível fazer o reboque da carcaça de aproximadamente 13 metros de comprimento e toneladas de peso.

A carcaça foi rebocada para alto-mar para que servisse de alimento para outros animais marinhos.

Parabenizamos e nos orgulhamos de nossos honrosos militares por desprenderem tanto empenho e dedicação para sempre melhor atendermos a população capixaba, não importa a situação.

Equipes
Chefe de Operações: tenente Brito
ABTS: sargento Garcia e cabos Lisboa e Cunha
Resgate: cabos Leone e Eric e aluno sargento Cordeiro
Moto náutica: cabo Cardoso

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar’’

Relações Públicas 

Tenente-Coronel Wagner

Capitão Pedroni

Sargento Soares

Sargento Neander

Cabo Gabriel

 

E-mail: bm5@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

           

Informações à Imprensa

SESP: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard