19/12/2019 12h03 - Atualizado em 19/12/2019 12h18

Corpo de Bombeiros Militar realiza Solenidade de Aniversário de 107 da Corporação e Formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos

Na manhã desta quinta-feira (19), às 08h00min, foi realizada a solenidade alusiva ao aniversário de 107 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, comemorado no dia 26 de dezembro, no Quartel do Comando Geral, localizado na Enseada do Suá, em Vitória. No mesmo evento, aconteceu a Formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e apresentação do novo pelotão de alunos soldados do CFSd 2019/2020.

A solenidade contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, além de outras autoridades civis.

Durante o evento, 24 cidadãos capixabas foram agraciados com o “Prêmio Amigo do Bombeiro’’, que é conferido à personalidades e/ou instituições civis, militares e eclesiásticas que se destacaram no auxilio e no desenvolvimento da Corporação neste ano.

Ocorreu, também, a distribuição da “Medalha Valor Bombeiro Militar” para os militares com 10, 20 e 28 anos de serviços prestados a Corporação e da Medalha “Mérito Desenvolvimento Operacional”, destinadas aos militares que se destacaram no desenvolvimento de importantes atividades do CBMES.

Um importante e inédito convênio foi assinado entre o Corpo de Bombeiros Militar e a ArcelorMittal. A parceria resultou na concessão de um terreno para instalação do Centro de Desastres do Corpo de Bombeiros Militar. Assinaram o documento o governador do Estado, o secretário de segurança pública e defesa social, o comandante-geral da Corporação, Alexandre dos Santos Cerqueira, e o senhor Erick Torres Bispo dos Santos, representante da ArcelorMittal.

Em seu discurso, o Comandante-Geral destacou os avanços que o CBMES tem alcançado no decorrer dos últimos anos, destacando os importantes investimentos do governo do Estado como as 20 viaturas de atendimento pré-hospitalar, 17 etios sedan para vistorias e setores administrativos e mais quatro caminhonetes de defesa civil.

Histórico

Em 1912, atendendo a uma demanda da sociedade, o presidente do Estado do Espírito Santo, Marcondes Alves de Souza, sanciona a Lei nº. 874, de 26 de dezembro, determinando a criação do Corpo de Bombeiros com a instalação da 1ª Seção de Bombeiros no Estado. Essa é a certidão de nascimento da corporação.

Na ocasião se estabeleceu o embrião do Corpo de Bombeiros sob o emblema da abnegação e dedicação, respaldando as ações realizadas em prol da sociedade. Portanto nesse ano de 2012 completamos 100 anos de história.

O Corpo de Bombeiros foi um órgão integrante da Polícia Militar até o dia 25 de agosto de 1997, data em que foi publicada a Emenda Constitucional nº 12 que permitiu a sua desvinculação da Polícia Militar, tornando-se uma instituição autônoma com suas missões específicas de coordenação e execução de ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, perícias de incêndios e explosões, busca e salvamento.

Naquela época, a Corporação passou a contar com o efetivo de 558 bombeiros militares foi um período de desafios e expectativas.

Com o passar dos anos a Instituição foi conquistando novas estruturas, equipamentos, instalações e efetivo, ampliando e melhorando sua prestação de serviço à sociedade e estamos em plena fase expansão e de novas perspectivas para o futuro.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar’’