27/12/2018 16h28

Corpo de Bombeiros Militar realiza Solenidade de Aniversário de 106 anos da Corporação

Na noite de ontem (26), às 19h30min, foi realizada a solenidade alusiva ao aniversário de 106 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, no Quartel do Comando Geral, localizado na Enseada do Suá, em Vitória.

Durante o evento, 32 representantes foram agraciados com o “’Prêmio Amigo do Bombeiro’’, que é conferido à personalidades e/ou instituições civis, militares e eclesiásticas que se destacaram no auxilio e no desenvolvimento da Corporação neste ano.

Ocorreu, também, a distribuição da ‘’Medalha Valor Bombeiro Militar’’ para os militares com 10, 20 e 28 anos de serviços prestados a Corporação.

Em seu discurso, o Comandante-Geral destacou os avanços que o CBMES tem alcançado no decorrer dos últimos anos, destacando a importante aquisição dos Simuladores de Incêndio para o treinamento e formação de bombeiros, que foram inaugurados também nesta quarta-feira.

 

Histórico

Em 1912, atendendo a uma demanda da sociedade, o presidente do Estado do Espírito Santo, Marcondes Alves de Souza, sanciona a Lei nº. 874, de 26 de dezembro, determinando a criação do Corpo de Bombeiros com a instalação da 1ª Seção de Bombeiros no Estado. Essa é a certidão de nascimento da corporação.

Na ocasião se estabeleceu o embrião do Corpo de Bombeiros sob o emblema da abnegação e dedicação, respaldando as ações realizadas em prol da sociedade. Portanto nesse ano de 2012 completamos 100 anos de história.

O Corpo de Bombeiros foi um órgão integrante da Polícia Militar até o dia 25 de agosto de 1997, data em que foi publicada a Emenda Constitucional nº 12 que permitiu a sua desvinculação da Polícia Militar, tornando-se uma instituição autônoma com suas missões específicas de coordenação e execução de ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, perícias de incêndios e explosões, busca e salvamento.

Naquela época, a Corporação passou a contar com o efetivo de 558 bombeiros militares foi um período de desafios e expectativas.

Com o passar dos anos a Instituição foi conquistando novas estruturas, equipamentos, instalações e efetivo, ampliando e melhorando sua prestação de serviço à sociedade e estamos em plena fase expansão e de novas perspectivas para o futuro.



Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”

 

Relações Públicas 

 

Tenente-Coronel Wagner

Sargento Soares

Aluno Sargento Neander

Aluna Sargento Karolina

Cabo Gabriel

 

Email: bm5@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

           

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard