10/12/2020 17h15 - Atualizado em 10/12/2020 16h18

Corpo de Bombeiros Militar realiza treinamento de Incêndio para bombeiros militares do Rio de Janeiro.

Nesta semana (07 a 09), o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo iniciou o Curso de Especialização em Combate a Incêndio Urbano para bombeiros militares do Rio de Janeiro.

Dentre os vários cursos de especialização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro está o Curso de Especialização em Combate a incêndio Urbano (CECIU). Esse curso foca no preparo de especialistas para combate a incêndio em edificações. Alguns instrutores do curso foram capacitados junto ao CBMES. A primeira turma do CECIU contou com a participação do então Major Ferrari como instrutor e agora, na sua nona edição, o CECIU trouxe seus alunos para um treinamento em nosso Centro de Ensino.

O CBMES conta com um dos três parques de simuladores tipo “swede survival” da América Latina. Estas estruturas são o “estado da arte” no treinamento de combate a incêndio em compartimento. As duas últimas semanas do CECIU abrangem treinamentos práticos de combate e tática, assim, os simuladores do CBMES propiciam grande incremento no aprendizado.

Os alunos fizeram exercícios de aclimatação e complexidade crescentes que foram desde a observação do desenvolvimento dos incêndios; passando pelo treino de técnicas de progressão, manejo de esguicho e lançamento de água; até exercícios táticos complexos com dois focos simultâneos em andares diferentes.

A delegação do CBMERJ, que contou com 11 alunos do CECIU, mais instrutores e o Diretor de Insrução, TenCel Monnier, manifestou grande contentamento com o treinamento. Os simuladores mostraram-se, mais uma vez, uma poderosa ferramenta didática e a evolução dos alunos nos três dias de treinamento foi notável.

Os participantes destacaram ao final do treinamento:

• A fixação dos conhecimentos teóricos acerca do desenvolvimento do incêndio por meio da experimentação de ambientes reais de incêndio;
• A confiança nos Equipamentos de Proteção Individual e a desenvoltura em seu uso nas condições adversas de um incêndio;
• A aclimatação com o ambiente de incêndio de baixa visibilidade e extremo calor;
• O incremento na capacidade de “ler” o incêndio por meio da fumaça, do fluxo dos gases do incêndio e do comportamento das chamas e
• O aumento da consciência situacional nos incêndios.

Participaram como docentes do CBMES:

Tenente Coronel Benicio Ferrari Junior
1° Tenente Carla Andresa Nascimento Souza
1° Tenente Vitor de Carvalho Breda
2° Sargento Adair Evangelista Ferreira
2° Sargento Adrissom Custodio Peris
3° Sargento Odilon Gomes Loreto júnior
3 Sargento Camilo Tomazelli Públio
3º Sgt Karolina Machado Ferreira
3º Sargento Christiano de Almeida Bravin
Cabo Jessé Rafael Nunes Caldas
Cabo Maycon William Martins
Cabo Thais Mendonça Lauff

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar’’

Relações Públicas 

Tenente-Coronel Amaral

Capitão Pedroni

Sargento Soares

Sargento Neander

Cabo Gabriel

 

E-mail: ascom@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

           

Informações à Imprensa

SESP: 3636-9937 / 99862-4006

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard