26/11/2019 14h22 - Atualizado em 26/11/2019 15h50

Corpo de Bombeiros Militar recebe doação de medicamentos de Associação

Na manhã desta segunda-feira (26), a diretoria da Associação dos Bombeiros Militares do ES (ABMES) entregou ao comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) 1000 doses do antibiótico Cloridrato de Doxiciclina, medicamento utilizado no tratamento da Leptospirose.

A saúde dos bombeiros militares é uma questão levada muito a sério pela Corporação e diantes dos militares que têm atuando incessantemente nas ações de socorro às vítimas das fortes chuvas que atingiram o Estado, a ABMES fez a aquisição emergencial do referido medicamento e o disponibilizou para o Corpo de Bombeiros Militar e para o Hospital da Polícia Militar (HPM), que será o responsável pela distribuição aos militares estaduais.

O que é a Leptospirose

A Leptospirose é uma infecção aguda, potencialmente grave e que pode evoluir para o óbito, causada por uma bactéria do gênero Leptospira, que é transmitida por animais de diferentes espécies (roedores, suínos, caninos, bovinos) para os seres humanos.

Esse micro-organismo pode sobreviver no meio ambiente, por até seis meses depois de ter sido excretado pela urina de seu hospedeiro. Infelizmente, o risco não desaparece depois que o nível das águas baixa, pois a bactéria continua ativa nos resíduos úmidos durante bastante tempo.

O contágio se dá pelo contato direto com a urina dos animais infectados ou pela exposição a água contaminada pela Leptospira, que penetra no organismo através das mucosas e da pele íntegra, e dissemina-se na corrente sanguínea.

O número de casos aumenta em momentos de fortes chuvas, como o que estamos passando no Espírito Santo, em decorrência das enchentes e inundações.

Quanto antes for instituído o tratamento da leptospirose, maior será a chance de evitar a evolução para quadros mais graves da doença, que sempre requerem internação hospitalar.

 

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”

Assessoria de Comunicação 

Tenente-Coronel Wagner

Sargento Soares

Sargento Neander

Cabo Gabriel

 

Email: bm5@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

           

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard