18/10/2024 15h36

Corpo de Bombeiros participa de simulado de emergência no Complexo da VALE

No último dia 10, o complexo industrial da VALE foi cenário de um simulado de grande porte, que envolveu um descarrilamento de trem transportando líquidos inflamáveis, resultando em múltiplas vítimas e um incêndio de grandes proporções. O exercício reuniu diversas instituições, incluindo o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), a VALE, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Arcelor Mittal, todas atuando de forma integrada através do Plano de Auxílio Mútuo (PAM).

O principal objetivo do simulado foi testar e aprimorar a capacidade de resposta a acidentes complexos, destacando a importância da coordenação entre as diferentes agências envolvidas. A operação foi conduzida de forma integrada, com foco no combate ao incêndio, no salvamento de vítimas e na gestão da crise, proporcionando uma experiência realista de emergência.

As equipes especializadas do CBMES, sob a coordenação do Chefe de Operações, foram mobilizadas para o local, utilizando veículos de combate a incêndio e resgate. O 1º Batalhão Bombeiro Militar teve participação ativa no simulado, com a presença de militares como o tenente Almeida, o aspirante Mittri, a sargento Mariane, os cabos Efraim e Vicente, e o Soldado Rafalsky e o Soldado Guizan, que desempenharam um papel fundamental na execução das tarefas de combate ao incêndio e no salvamento das vítimas.

Esse simulado reforça o compromisso das instituições envolvidas com a segurança e a preparação para situações de emergência, promovendo a troca de experiências valiosas entre os participantes e garantindo maior eficiência em operações reais.

Tenente-coronel Rassele

Capitão Magnago