23/06/2021 13h59 - Atualizado em 23/06/2021 14h05

CORPO DE BOMBEIROS PUBLICA REVISÃO DA NORMA QUE REGULA A ATIVIDADE DE MERGULHO DE SEGURANÇA PÚBLICA

No mês de junho de 2021 foi publicada a Portaria nº 562-R, de 31 de maio de 2021, que atualiza a redação da norma que regula a atividade de mergulho de segurança pública da Corporação (NORMERG 01).

Originalmente publicada em 2007, através da Portaria nº 119-R, de 03 de maio de 2007, a Norma de Mergulho do Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo foi um marco para a atividade, com a elaboração de normas e procedimentos de segurança.

Por meio da Diretoria de Operações (DOp), nos anos de 2014 a 2021 a NORMEG 01 passou por sete revisões. Segundo o Tenente Mendes, lotado na DOp, “Todas estas revisões fizeram-se necessárias em virtude da adequação da redação normativa à realidade vivenciada pela instituição em cada período, pois, embora os gestores já tivessem em mente o que seria o ideal para a evolução da atividade de mergulho no CBMES, ainda não se havia alcançado completamente todos os pilares dessa evolução, que consistiam não apenas em normatização, mas também equipamentos adequados para o serviço de Mergulho de Segurança Pública e capacitação do efetivo de mergulhadores. Desta forma, optou-se por possuir uma norma que refletisse a realidade do momento, de modo que fosse plenamente exequível e à medida que a atividade progredisse, a redação da NORMERG 01 seria alterada para acompanhar esta evolução técnico profissional”. 

A revisão de 2021 teve como objetivo adequar a redação normativa às premissas aprendidas durante a formação nos cursos Hull Search e Public Safety Diver Instructor realizados por nossos bombeiros militares em janeiro deste ano, ambas capacitações certificadas pela agência de treinamento internacional International Association of Nitrox and Technical Divers (IANTD) que segue padrões de treinamento para mergulhadores de segurança pública com alto grau de especialização baseados na Federal Emergency Management Agency (FEMA), agência federal americana que coordena a resposta a desastres que ocorram nos Estados Unidos e que superem os recursos das autoridades locais e do estado.

Na esteira da publicação da norma, foi publicada a 1ª Edição do Manual da Atividade de Mergulho de Segurança Pública do CBMES, que estabelece a doutrina operacional dessa atividade na instituição. Esse material foi construído ao longo dos últimos 15 anos, fruto de estudos que compilaram conhecimentos já existentes na Corporação e informações técnicas oriundas de normas, consensos e manuais americanos e canadenses sobre essa área temática.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”

 

Relações Públicas 

Tenente-Coronel Escalfoni

Tenente Andresa

Sargento Soares

Sargento Neander

Cabo Gabriel

 

E-mail: ascom@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

           

Informações à Imprensa

SESP: 3636-9928 / 99231-5157

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard