24/09/2021 15h29 - Atualizado em 24/09/2021 15h31

Curso de Extensão de Mergulho de Segurança Pública do CBMES

Após dezesseis dias de aulas teóricas e práticas encerrou nesta sexta-feira (24), a primeira turma do Curso de Extensão de Mergulho de Segurança Pública do CBMES (CEMESP). Este curso foi criado para capacitar forças de segurança militares e civis, tanto estaduais quanto federais, além do público interno do Corpo de Bombeiros Militar, na especialidade de mergulho de segurança.

Nesta primeira edição foram formados e certificados nove policiais federais brasileiros dos Estados do Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, todos especialistas em mergulho autônomo e integrantes do NEPOM (Núcleo Especial de Polícia Marítima) ou do COT (Comando de Operações Táticas).

Além das aulas acadêmicas no formato EAD, os alunos do CEMSP passaram por duas semanas de treinamentos presenciais em águas confinadas e abertas cujo conteúdo abordado é: Técnicas de padrões de busca e recuperação com e sem detectores de metais; coleta de evidências e provas; planejamento de operações de mergulho; investigação subaquática; reflutuação de veículos e mergulho em águas contaminadas.

O curso do CBMES possui carga horária e grade curricular equiparada com certificação internacional em Public Safety Diver atendendo normas da Occupational Safety and Health Administration (OSHA) e da Federal Emergency Management Agency (FEMA).

Nos últimos quatro últimos dias de curso, além de se habilitarem em técnicas internacionais de mergulho de segurança pública os policiais brasileiros foram formados na especialidade de Hull Search (Varredura em casco de navio) pelo major Ronaldo Possato do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nesta ocasião foram realizados simulados para localização de entorpecentes escondidos em cascos de enormes navios no Porto de Tubarão, localizado em Vitória. Em uma condição de visibilidade zero e ambiente confinado, os alunos planejaram toda a operação, levando em conta inúmeros fatores de segurança e operacionais, conseguindo atingir os objetivos propostos de forma extremamente eficiente.

 

Corpo de Bombeiros Militar "Vida Alheia e Riquezas Salvar"

  

Relações Públicas 

Tenente-coronel Wagner

Tenente-coronel Escalfoni

Tenente Andresa

Sargento Soares

Sargento Neander

Cabo Gabriel

Cabo Henrique Cruz

 

E-mail: ascom@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

                            

Informações à Imprensa

SESP: 3636-9928 / 99231-5157

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard