16/03/2018 17h22 - Atualizado em 04/06/2018 16h35

Diretoria de Operações do Corpo de Bombeiros Militar realiza reunião para avaliar simulado de acidente de mergulho

Nesta sexta (16), a Diretoria de Operações (DOp) realizou reunião para avaliar o simulado de acidente de mergulho que ocorreu no dia 03/03/2018. O simulado está previsto no Plano de Emergência para Acidentes de Mergulho do Tipo Enfermidade Descompressiva, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), e conta com parceria do Centro Hiperbárico do Hospital Meridional, sob comando técnico do Dr. Irmo Marino Neto, médico especialista em medicina hiperbárica.

No exercício, considerou-se que um mergulhador de segurança pública apresentou sintomas de doença descompressiva. Deflagrada a emergência, o Plano foi acionado e uma série de ações ordenadas passaram a ocorrer, desde os primeiros atendimentos ainda à bordo da embarcação no local do acidente, passando pelo transporte de emergência do acidentado, uso da câmara hiperbárica para tratamento, monitoramento, até a alta do paciente. O simulado envolveu, além do próprio Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, o Núcleo de Operações Aéreas (NOTAer), o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública e Defesa Social (CIODES), o Hospital da Polícia Militar, e o Centro de Medicina Hiperbárica do Hospital Meridional.

“A reunião de avaliação do simulado é um momento muito rico para todos que participaram do exercício. É o espaço dedicado a discussões acerca do que funcionou bem e das possiblidades de melhorias. É, portanto, um momento de aprendizagem e de agregar qualidade ao que fazemos.”. Destacou o Cel BM Cardoso, Diretor de Operações.

O simulado tem vários objetivos, dentre eles, e o mais importante, o de melhorar os níveis de segurança para nossos mergulhadores, mas também o de melhorar a integração entre os parceiros envolvidos (órgãos públicos e iniciativa privada). Nesse sentido, há que destacar o relevante papel do Dr. Irmo que, desde a concepção do Plano, colocou-se gratuita e voluntariamente à disposição do CBMES para ministrar tratamento hiperbárico aos nossos mergulhadores acidentados. Essa parceria é crucial para os objetivos propostos, não apenas pelo viés de não gerar qualquer custo aos cofres públicos, mas principalmente por colocar à nossa disposição um recurso completo e com alta tecnologia embarcada, que é a câmara hiperbárica, além do conhecimento do especialista.”

A reunião foi presidida pelo Cel BM Cardoso, Diretor de Operações, e contou com a presença do Dr. Irmo, oficiais e praças mergulhadores. 

Corpo de Bombeiros Militar “Vida alheia e riquezas salvar!”.

Relações Públicas 

Tenente-Coronel Wagner

Subtenente Nolimar

Sargento Soares

Cabo Neander

Cabo Karolina

Soldado Caldas

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

 

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

Instagram: @bombeiromilitarES

Tópicos:
acidente, mergulho, simulado
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard