18/10/2016 16h30 - Atualizado em 18/10/2016 16h43

EQUIPE CAPIXABA PARTICIPA DO DESAFIO MUNDIAL DE RESGATE VEICULAR

A equipe capixaba de Resgate Veicular se junta à delegação brasileira esta semana no Desafio Mundial (WRC – World Rescue Challenger – em inglês), que será disputado pela primeira vez no Brasil. A competição começa nesta quarta-feira (19) e segue até domingo (23), na cidade de Curitiba, no Paraná.

O evento reunirá as melhores equipes de resgate veicular do mundo e promoverá a troca de experiências, estimulará a aplicação de novas técnicas e o uso de novos equipamentos, além de preparar profissionais para reduzir a mortalidade decorrente dos acidentes automobilísticos por meio de uma atuação cada vez mais qualificada das equipes de atendimento. Já estão confirmadas as presenças de delegações de 38 países para esta edição do WRC, além das representações de todos os Estados brasileiros.

A programação conta com atendimentos simulados nos quais as equipes mostrarão suas técnicas nas provas de resgate e salvamento, realizando o atendimento como se fosse situação real, observando os cuidados com os pacientes durante o resgate, a segurança da cena, a correta utilização dos recursos, entre outros aspectos relacionados ao tema.

A equipe capixaba, após uma rigorosa seletiva nacional, foi uma das selecionadas para compor a delegação brasileira e espera mostrar para o mundo o quanto suas técnicas de salvamento utilizadas nas rodovias do Estado do Espírito Santo estão em harmonia com o que se tem de melhor no planeta.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o 5º país mais violento no que diz respeito aos acidentes de trânsito, que geram um enorme número de vítimas fatais e portadores de sequelas temporárias ou permanentes. O número alarmante de 01 acidente de trânsito a cada 57 segundos, causando uma morte a cada 22 minutos, faz com que o Brasil recorra a ações que contribuam para melhorar esse cenário. O Desafio Mundial de Resgate (WRC) surge para desenvolver ações que contribuam para esta mudança, pois é uma oportunidade para aperfeiçoamento e aprendizado dos profissionais brasileiros, bem como para fomentar debates e iniciativas públicas e privadas para transformar o cenário atual.

A equipe capixaba

Com um excelente 4ª lugar na seletiva nacional que lhes garantiu vaga no mundial, a colocação da equipe capixaba é motivo de orgulho para todos.

“Estar entre as melhores equipes do país nos dá uma satisfação muito grande, já que, durante a competição, utilizamos a doutrina ensinada nos nossos cursos de formação, sem encenação ou direcionamento baseado nas fichas de avaliação. Em outras palavras, isso significa que as técnicas utilizadas nos salvamentos veiculares nas rodovias de nosso Estado estão alinhadas com o que se tem de melhor no mundo”, afirma o tenente coronel Ribeiro, coordenador da equipe capixaba no WRC.

Participarão do evento o tenente-coronel Ribeiro (coordenação); o capitão Sossai (coordenação); os tenentes Cavachini, Raquel e Rafalsky; os cabos Adair, Mercier e Sarcinelli; o soldado Lincoln e o Dr. Bissoli, médico emergencista.

Tenente Coronel Cardoso

Email:bm5@bombeiros.es.gov.br