27/02/2023 14h46

Equipe da Missão Humanitária na Turquia participa de coletiva de imprensa

Os bombeiros capixabas que participaram da Missão Humanitária Brasileira na Turquia, ajudando na busca e resgate de vítimas dos terremotos ocorridos no país, retornaram ao Espírito Santo no último sábado (25).

Na manhã desta segunda-feira (27) a equipe enviada a Turquia participou de uma coletiva de imprensa onde responderam a questionamento de jornalistas sobre a nobre missão realizada durante 18 dias.

89 países, contando com o Brasil, enviaram equipes para auxiliar os socorristas Turcos nas buscas. O governo federal brasileiro enviou 40 pessoas, entre civis e militares, e cinco cães de busca e resgate. O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo enviou seis bombeiros e a cadela Case.

Durante os 18 dias de missão, foram realizadas 46 operações de busca e salvamento, sendo encontradas 12 vítimas fatais no total. Os militares capixabas participaram ativamente de várias operações, encontrando cinco vítimas fatais e um gato vivo, além da recuperação do corpo do socorrista da equipe do AKUT, socorristas locais. A cadela Case foi essencial na operação, indicando os pontos onde as vítimas foram encontradas, além de indicações de locais onde equipes de outros países atuaram.

"Os militares enviados fazem parte de uma Tropa de Operações Especiais preparada para atuar em ambiente altamente hostilizado. Eles têm um compromisso social e voluntário, onde se envolvem sem ter tempo programado para estar com a família e em sua vida privada, pois o desastre ocorre a qualquer momento.", ressaltou o coronel Merigueti, comandante do Centro Especializado de Resposta a Desastres.

"A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconhece a importância do CBMES a nível nacional como sendo um grupo bem capacitado, dando muito resultado positivo em diversas ocorrências em que foram acionados. Agradeço e destaco esses seis voluntários pela entrega a Corporação e a sociedade, agora não só a capixaba e a brasileira, mas a do mundo.", disse o Comandante-geral coronel Alexandre dos Santos Cerqueira.

Capitão Andresa

Cabo Angelina