29/08/2023 11h05 - Atualizado em 30/08/2023 11h04

Instituto Jones e Defesa Civil Estadual reforçam parceria na gestão de risco e prevenção a desastres

Em uma ação de colaboração estratégica para o fortalecimento da gestão de risco e prevenção a desastres no Espírito Santo, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realizou a doação de um computador portátil com alta capacidade de processamento para a Defesa Civil Estadual. A entrega foi feita na sexta-feira (25), no auditório a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), em Vitória.

O diretor-presidente do Instituto Jones, Pablo Lira, destacou a importância da integração entre as instituições, que vêm utilizando ciência, tecnologia e produção de conhecimento, na prevenção, mitigação e adaptação dos riscos causados por eventos climáticos extremos.

“Essa é uma parceria importante, que conta ainda com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo
(FAPES). Estamos unindo expertises para mapear áreas de risco no Espírito Santo com tecnologia de ponta. O projeto visa à padronização de imagens capturadas por drones, a partir de uma tecnologia inovadora que será utilizada por ambas as instituições”, apontou Pablo Lira.

De acordo com o diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Jones, Pablo Jabor, o equipamento vai contribuir para o mapeamento das áreas de risco do Estado, por meio do georreferenciamento de imagens a partir do uso de drones.

“Além da alta capacidade de processamento, o equipamento recebeu ainda configurações avançadas realizadas pelos técnicos do Instituto Jones, que vão possibilitar gerar modelos tridimensionais, realizar simulação de dados e projeção de cenários, em questão de minutos”, explicou Pablo Jabor.

“Graças ao empenho das nossas equipes, a Defesa Civil capixaba tem sido referência para o Brasil. E essa é mais uma entrega importante, que vem estreitar ainda mais a nossa parceria com o Instituto Jones, e se somar a outros investimentos feitos pelo Governo do Estado em prol da sociedade capixaba”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), coronel Alexandre Cerqueira.

“Juntos, o IJSN e a CEPDEC estão criando uma metodologia robusta que atenderá às necessidades das instituições envolvidas. Isso inclui planos de voos automatizados para a prevenção e enfrentamento de ocorrências, visando à segurança de todos”, completou o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Hekssandro Vassoler.

Um seminário está sendo programado para o mês de outubro, com o objetivo de promover a capacitação de servidores das instituições ligadas ao projeto, além de fortalecer o compartilhamento de conhecimentos na área.

Fonte: Governo ES

Corpo de Bombeiros Militar "Vida Alheia e Riquezas Salvar"

Tenente-coronel Rassele

Capitão Andresa