12/05/2023 15h17

LANÇAMENTO DO PROJETO “HOTEL SEGURO”

Na tarde de ontem (11), o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, Coronel BM Alexandre Dos Santos Cerqueira, e o Comandante do 1º Batalhão de Bombeiros, Tenente Coronel BM Scharlyston Martins De Paiva, estiveram presentes no evento do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Estado do Espírito Santo. O evento contou com a presença de representantes de diversas redes hoteleiras do Estado e marcou o lançamento do projeto "Hotel Seguro". Vários hotéis aderiram ao projeto, demonstrando seu compromisso em melhorar a segurança contra incêndio e pânico em seus estabelecimentos.

 

O projeto "Hotel Seguro" tem como objetivo principal aumentar a segurança contra incêndio e pânico nos estabelecimentos hoteleiros. Por meio de conteúdos programáticos, os funcionários terão a oportunidade de desenvolver e aprimorar conhecimentos sobre temas importantes do cotidiano, como primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, combate a incêndios e procedimentos de evacuação em caso de sinistro. Além disso, o projeto oferece orientação e direcionamento para que os hotéis regularizem suas edificações de acordo com as normas de segurança contra incêndio e pânico estabelecidas pelo CBMES. A obtenção do Alvará de Licença do CBMES é um marco importante no processo, representando o primeiro passo em direção ao selo "Hotel Seguro".

 

O segundo momento do projeto envolve a capacitação de um grupo específico de colaboradores do hotel, que se tornarão brigadistas profissionais e/ou brigadistas eventuais. Essas modalidades fornecem aos indicados a capacitação técnica necessária para atuar em situações que demandem conhecimentos de primeiros socorros, combate a princípios de incêndio e participação ativa na construção e execução do Plano de Emergência.

 

Por fim, o momento mais importante do projeto é a realização do Simulado Anual de Prevenção e Emergência, que ocorre uma vez por ano e avalia a efetividade de todo o plano de emergência desenvolvido pelo hotel. Os hotéis que cumprirem todas as etapas obrigatórias descritas no projeto terão o direito de exibir o selo "Hotel Seguro".

 

É fundamental ressaltar que o processo de adesão ao projeto deve ser iniciado pelo próprio hotel interessado em obter o selo "Hotel Seguro".

 

Relações Públicas 

 

Tenente-coronel Carnielli

Capitão Andresa

Sargento Soares

Sargento Neander

Cabo Gabriel

Cabo Angelina

Cabo Caldas

 

E-mail: ascom@bombeiros.es.gov.br

Instagram: BombeiroMilitarES

Facebook: BombeiroMilitarES

Youtube: BombeiroMilitarES

Linkedin: BombeiroMilitarES

Twitter: BombeirosES

           

Informações à Imprensa

SESP: 3636-9928 / 99231-5157

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard