11/11/2019 14h44 - Atualizado em 11/11/2019 14h46

Lançamento Oficial do Projeto Shopping Seguro

Na manhã desta segunda-feira (11), o projeto Shopping Seguro foi oficialmente lançado, no auditório do Quartel do Comando-geral, localizado na Enseada do Suá, em Vitória.

O projeto, idealizado pelo 1º Batalhão de Bombeiros Militares (1º BBM), visa aumentar a Segurança Contra Incêndio no seguimento de Shopping Centers por meio da estruturação dos sistemas de proteção e, principalmente, da capacitação da população fixa dessas edificações para a atuação na prevenção e na resposta aos incêndios. Trata-se de uma mudança cultural sobre a responsabilidade social em relação a esse tipo de emergência.

O projeto é composto por três pilares principais:

1º. Aquisição do Alvará de Licença do Corpo de Bombeiros Militar;

2º. Elaboração do Plano de Prevenção e Emergência e Treinamento para lojistas e funcionários, além da contratação de brigadistas;

3º. Realização do Simulado de Abandono do Shopping.

Após a conclusão de todas as etapas previstas no projeto e a concretização da Proteção e da Prevenção Contra Incêndios, os shoppings conquistarão o selo “Shopping Seguro”, uma certificação concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, que atestará que o estabelecimento está de acordo com as normas de segurança contra incêndio, tem o seu efetivo treinado e está verdadeiramente preocupado com a segurança dos seus clientes, lojistas, colaboradores e de todas as pessoas que frequentam o shopping em seus momentos de trabalho e lazer.

O evento contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, do comandante do 1º BBM e idealizador do projeto, tenente-coronel Scharlyston Martins de Paiva, do assessor de comunicação, tenente-coronel Calos Wagner Borges, além de outros militares do Corpo de Bombeiros Militar.

Contou também com a presença do secretário de segurança pública e defesa social, Antônio Roberto Cesário de Sá, do vereador de Vitória Wanderson Marinho, da vice-presidente do grupo Buaiz, Mariana Buaiz, da Secretária Municipal de Educação, Adriana Sperandio, do presidente da Fecomércio/ES, José Lino Sepulcri, do diretor-geral do sistema Senac/ES, do coordenador municipal de proteção e defesa civil de Vitória, Jonathan Jantorno, do diretor-geral do shopping Vitória, do chefe da segurança do shopping Vitória, Marcos Antônio Ferreira e do empresário Aldeci Carvalho.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”