14/03/2019 14h46

Mestras em veterinária da UFES apresentam estudos sobre os cães do Corpo de Bombeiros Militar

Ocorreu na manhã desta quinta-feira (14), na sede do 1º Batalhão de Bombeiros, localizado da Enseada do Suá, Vitória, uma apresentação e repasse de informações sobre os estudos realizados com os cães da Equipe de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES).

O estudo foi realizado pelas médicas veterinárias e mestras, Caroline Sant' Anna Feitosa e Hévila Dutra Barbosa de Cerqueira, por meio dos trabalhos "Cães de busca, resgate e salvamento: uma abordagem sobre o condicionamento físico” e "Suplementação hidroeletrolítica e energética sobre parâmetros de hidratação e perfil eletrolítico, energético e hormonal em cães de busca, resgate e salvamento".

O CBMES tem um convênio com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para pesquisas científicas em diversas áreas da Corporação. No total, já são três pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFES, Campus Alegre, com os cães utilizados pelo CBMES.

O retorno técnico-científico dessas pesquisas contribui com o CBMES de forma que os resultados auxiliam no uso eficiente dos cães, além de otimizar os recursos públicos, resultando num melhor atendimento à sociedade capixaba e salvando vidas de forma mais rápida e técnica.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”

Aluno Sargento Neander