13/10/2016 16h14

MILITARES DE VÁRIOS ESTADOS BRASILEIROS, E UM DE PORTUGAL, PARTICIPAM DO CURSO DE TÉCNICAS DE COMBATE OFENSIVO DE INCÊNDIOS

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) realiza a 4ª turma de docentes para o Curso de Atualização em Combate Ofensivo de Incêndios (CACOI) – Módulo I – no período de 10 a 28 deste mês.

 

Além de atender as próprias demandas de capacitação na área de combate a incêndios estruturais, o CACOI realizado pelo CBMES tem possibilitado que outras corporações capacitarem seus militares.

 

Durante o curso são ensinadas técnicas aperfeiçoadas pelo próprio CBMES e que são voltadas para os incêndios que ocorrem e se desenvolvem em ambientes confinados. Ao final desta 4ª turma, 21 bombeiros receberão o certificado de instrutor, sendo 03 do CBMES, 01 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, 02 de Minas Gerais, 01 Goiás, 03 do Amapá, 03 de Pernambuco, 02 de Santa Catarina, 02 de Alagoas, 02 do Rio Grande do Sul e 01 de Lisboa, Portugal.

 

O curso é dividido em 03 semanas, da seguinte forma:

  • Semana de nivelamento de conhecimentos – quando é ministrado um curso idêntico ao que os futuros instrutores irão atuar após se capacitarem;
  • Semana de capacitação – destinada à capacitação dos docentes por meio da discussão de técnicas de ensino para adultos e por meio da prática docente supervisionada. Também nessa semana o curso “Combate Ofensivo – Módulo I” será analisado detalhadamente;
  • Semana de consolidação - destinada a consolidar o aprendizado. Os participantes são encarregados de ministrar o curso “Combate Ofensivo – Módulo I” a uma turma de 12 a 18 bombeiros, desenvolvendo todo o conteúdo apreendido nas semanas anteriores.

 

“Para nós de Pernambuco é uma grande oportunidade de conhecer novas técnicas, atualizar os procedimentos, trocar informações e conhecer também o que está sendo feito em outros Estados. São técnicas e manuais trazidos e traduzidos de outros Países. É uma oportunidade ímpar e um grande prazer estar aqui.”, relatou o Capitão Lamartine, do Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco.

 

Desde o mês de setembro, 27 militares de 09 Estados brasileiros, e 01 bombeiro de Lisboa, Portugal, já estiveram no CBMES para a capacitação.

Relações Públicas 

Tenente Coronel Cardoso

Sargento Soares

Cabo Karolina

Soldado Caldas

Email:bm5@bombeiros.es.gov.br

Facebook:bombeiromilitarES

Youtube:bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

 

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard