20/07/2016 16h50 - Atualizado em 20/07/2016 18h55

NOTA SOBRE A PRIMEIRA FASE DE ATENDIMENTO AO DESABAMENTO DO GRAND PARC RESIDENCIAL RESORT

O Corpo de Bombeiros Militar informa que na madrugada desta quarta-feira (20), por volta das duas horas, os militares conseguiram retirar dos escombros o corpo do porteiro Dejair das Neves, de 47 anos, vítima fatal do desabamento da área de lazer do Grand Parc Residencial Resort, na Enseada do Suá, em Vitória.

O corpo da vítima havia sido localizado por volta das 17 horas dessa terça (19), mas diante da dificuldade de acesso ao local a remoção não pôde ser concluída imediatamente. Foi necessário fazer cortes de pilares, vigas de concreto e cabos de aço, tudo com muito cuidado para evitar desestabilizações do cenário e novos acidentes.

O desabamento no condomínio ocorreu na madrugada dessa terça-feira, destruindo a área de lazer, a garagem térrea e a garagem subterrânea. O porteiro Dejair morreu soterrado no local e o síndico e três funcionários ficaram feridos.

As primeiras equipes do Corpo de Bombeiros Militar chegaram ao local poucos minutos após terem sido acionadas, estabeleceram o Posto de Comandoe deram início às buscas primárias e à evacuação dos ocupantes dos três edifícios que compõem o residencial.

Foram disponibilizados para o atendimento 12 viaturas, 61 bombeiros, além dasequipes K-9 (busca e resgate com cães). As equipes tiveram, também, o apoio de empresas privadas e de outras agências públicas, que enviaramfuncionários para ajudar, além de materiais necessários para os resgates, o que contribuiu muito para a realização dos trabalhos.

Encerrada a fase de socorro, o Corpo de Bombeiros Militardesmobilizou a estrutura inicial e deu por encerrada a tarefa na manhã desta quarta, deixando a área do acidente aos cuidados das demais agências com competência sobre os fatos.

A partir de agora a Corporaçãoatuará com a equipe da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil que, articulando-se com outros órgãos, deverá elaborar laudo que avaliará as condições de segurança estrutural dos prédios e estabelecerá medidas de interdição e/ou restrição de acesso aos três prédios do residencial. Não há previsão para que os apartamentos do Grand Parc Residencial Resort voltem a ser ocupados, pois será preciso que toda a estrutura seja avaliada, reparada (no que couber), e que os serviços dos prédios sejam restabelecidos (água, energia, esgoto).

A área onde ocorreu o desabamento está isolada e é objeto de perícia técnica sob responsabilidade da Polícia Civil, que vai apontar as causas do acidente.

O Corpo de Bombeiros Militar avalia que o atendimento realizado obedeceu à doutrina técnico-operacional e permitiu concluir os trabalhos de resposta emergencial em um tempo considerado curto diante da gravidade, da extensão e da complexidade da ocorrência.

Em relação àscausas do desabamento, bem como sobre as responsabilidades pelo que ocorreu, o Corpo de Bombeiros Militar informa que não há, ainda, elementos que permitam fazer qualquer tipo de avaliação, sendo necessário aguardar a conclusão dos trabalhos da equipe responsável pela perícia.

A Corporação se solidariza com as vítimas, em especial com a família do Senhor Dejair, que infelizmente faleceu nesse lamentável desabamento.