25/07/2016 15h00 - Atualizado em 01/08/2016 16h50

OPERAÇÃO ESTIAGEM - 2016 CORPO DE BOMBEIROS DÁ INÍCIO À AÇÃO DE CAPACITAÇÃO EM TÉCNICAS DE COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL AOS MUNICÍPIOS

De 25 a 27 deste mês o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo realizará o treinamento e nivelamento em combate a incêndio florestal para as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (REPDECs).

O treinamento ocorrerá em São Domingos do Norte, a partir das 10 horas, para uma única turma de 18 participantes composta pelos chefes das REPDECs e seus respectivos auxiliares. As REPDECs são órgãos do próprio Corpo de Bombeiros que desenvolvem as ações de defesa civil nas suas áreas de atuação,

O treinamento objetiva preparar os instrutores que atuarão no Estágio de Combate a Incêndio Florestal. Esse estágio está destinado ao pessoal das COMPDECs (Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil) contempladas com o “kit estiagem” fornecido pelo Corpo de Bombeiros. Cada COMPDEC deverá indicar 14 pessoas para realizar o treinamento, as quais integrarão Grupos de Combate a Incêndio Florestal (GCIFs) e estarão aptas, a partir daí, a usarem de forma correta os diversos materiais e equipamentos que compõem o kit, realizando as ações iniciais de combate aos incêndios florestais que ocorrerem em sua área até a chegada das guarnições do Corpo de Bombeiros Militar, ajudando de forma efetiva a minimizar os danos provocados por esses eventos.

A Operação Estiagem é um plano lançado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo e tem por objetivo reforçar as ações de prevenção para minimizar a ocorrência de incêndios em vegetação no período de estiagem (julho a outubro 2016), bem como otimizar as ações de resposta diante da perspectiva do aumento dos incêndios em vegetação nesse período.

Uma das ações previstas na Operação Estiagem é o treinamento de 378 pessoas para compor GCIFs (Grupos de Combate a Incêndios Florestais), sendo 02 grupos de 07 pessoas por município, a partir de julho de 2016. Essa ação está sob a responsabilidade da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) e será realizada em parceria com as REPDECs e COMPDECs.

O “kit estiagem” é composto pelos seguintes materiais:

·      14 máscaras de proteção
·      14 óculos