21/03/2018 19h41 - Atualizado em 21/03/2018 19h40

PMES e CBMES assinam convênio para a realização do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais

A Polícia Militar (PMES) e o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) firmaram um convênio para a realização do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). O acordo foi assinado, na tarde desta quarta-feira (21), pelos Comandantes-Gerais da PMES e CBMES, os Coronéis Nylton Rodrigues Ribeiro Filho e Carlos Marcelo D’Isep Costa, respectivamente.

O CAO compõe os requisitos para que os capitães sejam promovidos ao posto de major em ambas as instituições. Com o convênio, a PMES reservará um percentual de vagas a serem cedidas para o Corpo de Bombeiros Militar. Essa reserva não implica redução no número de vagas destinadas aos oficiais da PMES.

O convênio foi assinado com um prazo de 24 meses e para 2018 serão ofertadas quatro vagas para capitães do CBMES. O CAO será realizado na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo, localizada em Santana, município de Cariacica.

Na oportunidade da assinatura, o Coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho destacou os investimentos realizados na Academia de Polícia e os que ainda estão previstos para acontecer, além dos benefícios do acordo firmado. “É sadio e salutar essa integração entre as instituições. Os cursos são propícios ao convívio, ao fortalecimento das turmas e para que os membros das corporações se conheçam”, pontou Comandante-Geral da PMES.

O Coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa agradeceu a parceria e ressaltou sua alegria em constatar o espírito de integração conferido pela PMES ao CBMES. “A realização do CAO com a PMES nos garante conciliar a integração e economia”, disse o Comandante-Geral do CBMES ao explicar que os oficiais da instituição eram encaminhados para outros estados para fazer o CAO.

Em contrapartida, o CBMES ofertará vagas em cursos promovidos pela instituição e que tenham afinidade com as atividades desenvolvidas pela PMES, como os cursos de resgate e salvamento.

O CAO na PMES

Historicamente, os capitães da PMES eram enviados para outros Estados, para participarem do CAO ou eram matriculados em Instituições de Ensino Superior do Espírito Santo, equivalendo à pós-graduação Lato Sensu em Gestão da Segurança Pública, formando turmas na UFES (1998, 1999, 2001 e 2002), FAESA (2006), FDV (2007), UVV (2009 e 2011) e MULTIVIX (2013).

O CAO de 2017 passou a ser oferecido na própria Corporação como uma Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Policial Militar e Segurança Pública, aprovada pela Resolução nº 4.624/2016 do Conselho Estadual de Educação (CEE) da Secretaria Estadual de Educação (SEDU), inaugurando assim uma nova fase no ensino superior da Polícia Militar.
Desde então o curso é ofertado pela Academia de Polícia Militar do Espírito Santo.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida alheia e riquezas salvar!”.

Subtenente Nolimar

Cabo Neander