17/09/2021 13h58 - Atualizado em 17/09/2021 13h59

Primeira Major do Corpo de Bombeiros Militar do ES recebe homenagem da Câmara Municipal de Vila Velha

Na sessão ordinária desta quarta-feira (15/09), por iniciativa da vereadora Patrícia Crizanto (PSB), a CMVV recebeu para uma homenagem a Sra. Lorena Sarmento Rezende, primeira Major mulher no Corpo de Bombeiros do Espírito Santo.

Lorena Sarmento Rezende, de 38 anos, iniciou sua carreira no Corpo de Bombeiros há 19 anos, quando decidiu prestar vestibular na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para disputar uma das três vagas disponíveis para se tornar bombeiro combatente no Estado,  forma como era feita a seleção na época.

A vereadora Patrícia se disse honrada em poder realizar esta homenagem a Major Lorena. “Pra mim é um honra homenagear uma mulher que vêm construindo de forma brilhante e grandiosa a história do nosso Estado e a Instituição do Corpo de Bombeiros. Esta que é uma Instituição de reputação ilibada e respeitada na história do Estado do Espírito Santo e ver uma mulher tão humilde, competente e inteligente construindo essa história me motiva ainda mais a continuar lutando pela igualdade entre homens e mulheres. A Major Lorena foi a pioneira e estará abrindo espaço para outras mulheres. Muito nos orgulha em saber que mesmo com todas as dificuldades, nossas mulheres estão se destacando por sua competência, pois sabemos o quanto é difícil pra nós mulheres ocuparmos esses espaços de voz e de decisão”

Lorena também foi a primeira Bombeira do Quadro de Oficiais Combatentes, primeira Tenente, e a primeira Capitã da Corporação no Estado do Espírito Santo. “A promoção ao posto de Major não é apenas uma realização pessoal minha e da minha família, só nos sabemos as dificuldades que enfrentamos os desafios e o preconceito. Eu entrei em uma Academia Militar aos 19 anos, foi bastante desafiador, pensei em desistir muitas vezes, mas o apoio incondicional da minha família, que nunca fez nenhuma restrição a minha carreira, nenhum preconceito de gênero, então isso foi fundamental para que eu me fortalecesse e permanecesse. Hoje somos um pouco mais da população Brasileira e ainda somos minorias em locais de poder, então precisamos mudar esse quadro porque nós somos capazes, temos maior nível de escolaridade do que os homens, maior participação no nível superior, então condições nós temos, o que precisamos é de apoio, pra conseguir buscar esses espaços.”

Fonte: Câmara Municipal de Vila Velha

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”

Tenente-coronel Wagner

Tenente-coronel Escalfoni