11/01/2021 15h38 - Atualizado em 11/01/2021 15h39

Primeiro cão especializado em missões de resgate do Corpo de Bombeiros Militar do ES, morre aos 12 anos

A cadela Bala, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, morreu na última sexta-feira (8) aos 12 anos. Ela foi o primeiro cão especializado em missões de resgate e salvamento dos Bombeiros no Estado. Bala, que era da raça pastor alemão, atuou em diversas operações, incluindo as tragédias de Mariana e Brumadinho, quando barragens de rejeitos se romperam e dexaram dezenas de desaparecidos, e a busca por vítimas em Colatina, durante as fortes chuvas de dezembro de 2013.

O perfil dos bombeiros nas redes sociais prestou uma homenagem à cachorra. Na postagem, eles afirmam que ela era uma referência nacional em salvamento. O falecimento, segundo a publicação, foi por causas naturais. A cachorra atuava em situações de pessoas perdidas em matas e procurava por vítimas em escombros.

A sargento Mariane Guarnier atua no Centro de Ensino e Instrução dos Bombeiros (CEIB) e estava lá em 2011, quando a equipe de salvamento com cães foi iniciada, com Bala. Ela conta que a cachorra foi uma espécie de laboratório para os instrutores e ajudou na preparação dos bombeiros para adestrar outros cães.

"Ela era muito dócil e apegada com o Coronel Meriguetti, que era o condutor dela. Como ela foi a primeira, nós fomos aprendendo com ela como preparar os outros animais. Eu mesma era a figurante dela, que é a treinadora que se finge de vítima durante o adestramento. Ela era incrível, quando tinha uma situação de resgate, parecia que ela entendia o que estava acontecendo. Já chegava no local sabendo o que fazer, só esperando o comando. Pelo o que a gente conhece do comportamento animal, ela parecia gostar do que fazia", conta a sargento.

Há um ano e meio, por conta da idade, Bala foi ficando debilitada e já não atuava nas missões. De acordo com a sargento, toda a equipe ficou triste com a morte da cadela. "É como se tivéssemos perdido um ente querido. Era uma cachorra que tinha afeição com toda a equipe", lamenta.


Fonte: A Gazeta

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas salvar!”

Relações Públicas

Tenente-Coronel Amaral

Capitão Pedroni

Sargento Soares

Sargento Neander

Cabo Gabriel

E-mail: ascom@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

Informações à Imprensa

SESP: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard