02/02/2018 15h25 - Atualizado em 02/02/2018 16h20

Projeto Bom Estar chega aos quartéis do interior do Estado

Nesta sexta-feira, 02, o Corpo de Bombeiros Militar inicia a segunda fase do Projeto Bom Estar, desta vez estendendo as atividades aos quartéis do interior do Estado, iniciando pelo 4º Batalhão, sediado em Marechal Floriano.

O Projeto Bom Estar é coordenado pela Diretoria de Gestão de Pessoas e integra o Programa de Valorização do Público Interno previsto no Planejamento Estratégico da Corporação, a fim de promover maior satisfação com o trabalho e a consequente melhoria dos resultados aos atendimentos à sociedade capixaba.

Este programa é composto por diversas ações voltadas para a saúde e bem-estar dos bombeiros militares, considerando que várias das funções exercidas na profissão expõem os bombeiros a riscos específicos de saúde, principalmente os cardiovasculares.

Um artigo publicado em 2016 pela National Fire Protection Association (disponível em: http://goo.gl/zyCR76), deixa claro que existe uma correlação muito forte entre a atividade de bombeiro militar e a morte súbita cardíaca em bombeiros suscetíveis, chegando-se a um percentual acima de 50% de mortes por causa cardíaca em serviço. Esta suscetibilidade cardiovascular é, por vezes, assintomática e cerca de 30% das pessoas descobrem que tem problemas cardíacos apenas quando enfartam.

Diante deste quadro e preocupado com seus militares, o Corpo de Bombeiros Militar implantou em outubro de 2017 as atividades do projeto Bom Estar, que compõe exames de saúde, dentre eles aferições de glicemia em jejum, colesterol total e triglicerídeos, pressão arterial, além de acompanhamento para saúde mental e dicas de alimentação saudável.

A intenção é manter este acompanhamento de forma anual em toda a Corporação e antes dos Testes de Aptidão Física, já realizados semestralmente há mais de 10 anos, para o sucesso e melhoria da qualidade de vida e dos serviços prestados.

A realização do Bom Estar conta com o apoio e participação da Diretoria de Saúde do Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPMES), que é de fundamental importância para a realização do programa, bem como o patrocínio de outros parceiros, entre eles a ABMES, a ASPOMIRES, a ASSOMES e a ACS.

As ações desenvolvidas também contam com o apoio de bombeiros militares qualificados na área de saúde, serviço social e educação física, além de servidores civis para o acompanhamento psicológico das atividades de saúde mental, e vão ao encontro das metas estratégicas da Corporação e das ações de prevenção em saúde, necessárias e imprescindíveis para o todo o efetivo.

 

Relações Públicas 

Tenente-Coronel Wagner

Subtenente Nolimar

Sargento Soares

Cabo Neander

Cabo Karolina

Soldado Caldas

 

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

 

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

Instagram: @bombeiromilitarES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard