02/02/2024 15h54

Projeto Bom Peixinho: Iniciativa do Corpo de Bombeiros no Combate ao Afogamento Infantil

O Projeto Bom Peixinho, uma iniciativa do CBMES no enfrentamento do afogamento infantil, surge como resposta a uma realidade alarmante: o afogamento é a principal causa de morte de crianças entre 1 e 4 anos no Brasil. Com números crescentes, o Espírito Santo registrou 168 mortes por afogamento em 2023, e apenas nas duas primeiras semanas de 2024, o Estado já contabiliza oito óbitos.

O Projeto Bom Peixinho tem como principal missão disseminar a conscientização sobre prevenção e segurança aquática. A ideia é trazer uma mudança de hábitos, promover boas práticas de cidadania, desenvolver a consciência ecológica, incentivar a prática de atividade física e hábitos saudáveis, além de ensinar noções de salvamento e primeiros socorros.

O Projeto, concebido como uma colônia de férias, foi ministrado durante o período de recesso escolar e beneficiou crianças e adolescentes de 5 a 16 anos. A abordagem, conduzida pelo Corpo de Bombeiros, utilizou atividades lúdicas para promover a cultura de prevenção a afogamentos.

Neste primeiro projeto piloto, em colaboração com a Prefeitura Municipal de Vila Velha e patrocínio da FINDES e SINDIFER, 33 alunos da escola UMEF Rubem Braga, com idades entre 9 e 12 anos, participaram e se formaram no curso. As aulas ocorreram de 22 a 28 de janeiro de 2024.

O sucesso do Projeto Bom Peixinho foi possível graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha, da FINDES e do SINDIFER. O engajamento dessas instituições demonstra um compromisso com a educação sobre os riscos do afogamento e a promoção de mudanças de hábitos, proporcionando maior segurança à população capixaba.

O Projeto Bom Peixinho reforça a máxima de que a prevenção é a melhor forma de salvar vidas. Ao educar para não se afogar, o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo reitera seu compromisso com a segurança e bem-estar do povo capixaba.

Tenente-coronel Rassele

Capitão Andresa