17/10/2017 13h30

Projeto “Bombeiros do Futuro” leva educação e cidadania para jovens de Guaçuí

A parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Guaçuí resultou na criação de um projeto socioeducacional de integração escolar. Ao todo, 40 crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos, das escolas municipais Isaura Marques (CAIC) e Eugênio de Souza Paixão participam da iniciativa, no Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Guaçuí.

O Corpo de Bombeiros oferta o ensino teórico e instruções práticas. Os jovens têm aulas de civismo, ética e cidadania, meio ambiente, educação física, educação ambiental, educação física, primeiros socorros, combate a incêndio, salvamento e defesa civil. O módulo tem duração de quatro meses. A formatura dos 40 integrantes da primeira turma do Bombeiros do Futuro já tem data: dia 8 de dezembro.

A Prefeitura de Guaçuí, através da Secretaria de Educação, fornece uniformes, apostilas, alimentação e transporte. Quem também apoia a iniciativa é a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guaçuí, a Acisg. Ao final do curso, premiações e certificados serão entregues aos formandos.

O “Bombeiros do Futuro” acontece três vezes por semana. As atividades têm duração de até 2h30. Quem coordena os trabalhos é o capitão Heitor Lube. “É um projeto desafiador. Ao montar a turma, comunicamos a Secretaria de Educação que um dos pré-requisitos para a seleção seria a de alunos mais próximos de áreas de risco social”, explica o capitão.

Futuro

Os jovens Natan Ramos e Josian Augusto, ambos com 15 anos, estão empolgados com o aprendizado e cogitam seguir a profissão. “Eu sou muito tímido, tenho poucos amigos. A convivência aqui no Corpo de Bombeiros me fez muito bem. Tinha o sonho de ser médico, já pensei em ser astronauta. Hoje posso dizer que ser bombeiro é também uma opção”, diz Natan, que ainda terá tempo para decidir. Josian está decidido. Será bombeiro. “Notei que estou mais responsável. Estou aprendendo muita coisa. Já estamos preparados para ajudar algum familiar ou vizinho. Vou estudar bastante para realizar meu sonho. Eu quero ser bombeiro! ”, conta, decidido, Josian.

Na próxima semana, os bombeiros vão visitar as famílias dos alunos para uma atualização do perfil de cada um. Comportamento, responsabilidade em casa e na escola são um dos temas em pauta. A Polícia Militar também participará de alguns encontros apresentando o Programa Educacional de Resistência às Drogas, o Proerd.

Fonte: http://www.aquinoticias.com/espirito-santo/2017/10/projeto-bombeiros-do-futuro-leva-educacao-e-cidadania-para-jovens-de-guacui/2424500/

Corpo de Bombeiros Militar “Vida alheia e riquezas salvar!”

Cabo Neander