05/12/2016 16h53 - Atualizado em 05/12/2016 16h54

PÚBLICO PRESTIGIOU O LANÇAMENTO DA OPERAÇÃO VERÃO E ENCERRAMENTO DA SEMANA PREVENIR, EM CAMBURI, NO ÚLTIMO DOMINGO

Simulação de salvamento a vítimas de afogamento, exposição de viaturas antigas, convencedor do uso do cinto de segurança, patrulha da alegria, banda de música do Exército Brasileiro, caminhão de soldas do SENAI. Isso tudo, e muito mais, foi o que se viu no 3º bolsão de estacionamento da praia de Camburi, próximo ao Posto 3, como parte da programação de lançamento da Operação Verão 2016/2017 e do encerramento da Semana Prevenir.

A Operação Verão é realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) no período de dezembro a março, e objetiva prevenir a ocorrência de afogamentos durante o verão e, se ocorrerem, para que os danos sejam minimizados para as vítimas. Para cumprir tais propósitos o CBMES realiza um planejamento que inclui a seleção, treinamento e supervisão de guarda-vidas, mapeamento das áreas com maiores incidências de afogamentos, alocação de recursos materiais (motos aquáticas, embarcações, quadriciclos, pranchas, viaturas convencionais etc), além das parcerias com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, NOTAEr (Núcleo de Operações e Transporte Aéreo), Polícia Militar, prefeituras municipais, entre outros.

Já a Semana Prevenir é uma iniciativa do SINDIFER (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo) com apoio do SINDUSCON (Sindicato da Indústrias da Construção Civil do Estado do Espírito Santo) e do SINDIROCHAS (Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo), e tem por objetivo fomentar as iniciativas em prol da saúde e segurança nas empresas e a popularização deste tema na sociedade. O Corpo de Bombeiros integra o Comitê Técnico da Semana Prevenir.

Milhares de pessoas que passaram por Camburi entre às 8 e 12 horas puderam participar dos eventos, que teve como ponto alto o simulado de salvamento a vítimas de afogamentos, que envolveu guarda-vidas, moto aquática, barco de salvamento e até helicóptero do NOTAEr. Um outro destaque ficou por conta da banda do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, que concentrou a atenção do público com suas belíssimas execuções musicais.

Após o simulado de salvamento aquático, inúmeras atrações ficaram à disposição do público até às 12 horas. Famílias inteiras puderam experimentar o convencedor do uso de segurança, do SENAI (Serviço Nacional de Apoio à Indústria) ou ingressar num simulador de espaços confinados e de trabalhos em alturas. Também puderam participar das atividades da Patrulha da Alegria, da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES); interagiram com viaturas novas e antigas do CBMES; com viaturas do Exército Brasileiro; viram como funciona o curso de solda do SENAI num caminhão especialmente adaptado para tal atividade. Tudo isso tendo como tema transversal a segurança contra acidentes.

Foi uma manhã muito importante para todos os órgãos públicos e privados que marcaram presença, e para todo o público que compareceu e pôde ter contato com os conceitos prevencionistas aos acidentes, e também pôde conhecer melhor toda a estrutura que está montada para que o verão capixaba seja o mais seguro possível.

Tenente Coronel Cardoso

Email:bm5@bombeiros.es.gov.br