06/07/2023 15h50 - Atualizado em 06/07/2023 15h51

Reunião da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil discute projeto de sensoriamento remoto orbital

Na última quarta-feira (05), ocorreu uma importante reunião da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil no Centro de Inteligência da Defesa Civil Estadual. O encontro contou com a participação de representantes da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Instituto Jones dos Santos Neves e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal.

O principal tema em pauta foi a apresentação do projeto de sensoriamento remoto orbital. Esse projeto consiste em um conjunto de serviços que visa auxiliar os órgãos estaduais, em especial os integrantes do Sistema Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres (Alerta!), no monitoramento de áreas de risco, recursos hídricos e reservas naturais. A apresentação foi conduzida pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, e pelo Coordenador Adjunto da Defesa Civil Estadual, coronel Hekssandro Vassoler.

O sensoriamento remoto orbital utiliza tecnologias avançadas, como satélites e drones, para capturar imagens e dados de regiões específicas. Essas informações serão essenciais para a identificação de áreas suscetíveis a desastres, bem como para o monitoramento de recursos hídricos e preservação de reservas naturais.

Durante a reunião, os representantes dos órgãos presentes tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre o projeto e discutir as possibilidades de utilização dessa tecnologia no âmbito da proteção e defesa civil do estado. A expectativa é que o sensoriamento remoto orbital contribua significativamente para o aprimoramento das ações preventivas e de resposta a desastres, proporcionando uma gestão mais eficiente e assertiva.

Essa iniciativa demonstra o compromisso do estado em investir em tecnologias inovadoras para fortalecer a proteção e segurança da população capixaba. O projeto representa um avanço significativo no monitoramento de áreas críticas e no gerenciamento de recursos naturais, promovendo uma atuação mais precisa e ágil diante de possíveis situações de risco.

O encontro foi encerrado com a expectativa de que este projeto seja implementado com sucesso, fortalecendo ainda mais a atuação da Defesa Civil Estadual e demais órgãos envolvidos na proteção da sociedade e do meio ambiente.

Tenente-coronel Carnielli

Capitão Andresa