05/08/2016 10h48 - Atualizado em 08/08/2016 18h45

SEÇÃO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES (SFC) SE CONSOLIDA COMO UM CASO DE SUCESSO NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Em outubro de 2014 foi criado no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo o Centro de Formação de Condutores (CFC/CBMES), fruto de parceria com o DETRAN/ES, baseado na Resolução do CONTRAN nº 358/2010, e que tem como finalidade formar condutores para as viaturas operacionais da Corporação.
 
A Seção de Formação de Condutores (SFC/CBMES), onde funciona o CFC,  realiza mudanças de categoria de habilitação, de “B” para “D”, e também o Curso de Condução de Veículo de Emergência e Atualização do Curso de Condução de Veículo de Emergência. Esses serviços são realizados sem a necessidade de recorrer a Centros de Formações particulares, diminuindo todos os trâmites legais necessários para contratação de serviços e obtendo economia nos gastos anuais.
 
A SFC conta com 19 instrutores distribuídos em diversas unidades operacionais. As aulas teóricas têm sido ministradas no auditório do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, em Vitória, e as aulas práticas são feitas no micro-ônibus adaptado e adesivado para esse fim exclusivo.
 
Até março deste ano a SFC/CBMES realizou 32 mudanças de categoria, de “B” para “D”, e 03 turmas de Atualização do Curso de Condução de Veículos de Emergência.
 
Até a operacionalização da SCF/CBMES, com o seu CFC, o Corpo de Bombeiros enfrentava enormes dificuldades administrativas e operacionais para poder contar com um efetivo de condutores que atendesse adequadamente às necessidades. Os processos de mudança de categoria de habilitação, bem como a capacitação na condução de veículos de emergência despendiam muito tempo, recursos financeiros e esforço, o que já não é uma realidade graças a essa iniciativa de sucesso.


Relações Públicas
Tenente Coronel Cardoso
Sargento Soares
Cabo Karolina
Soldado Caldas
E-mail: bm5@bombeiros.es.gov.br
Facebook:bombeiromilitarES
Youtube:bombeiromilitarES
Twitter: @bombeirosES

Informações à Imprensa
Sesp: 3636-1537 / 99862-4006
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard