01/10/2020 16h48 - Atualizado em 02/10/2020 14h42

Senador Marcos do Val visita a Corporação para conhecer a equipe de resgate com cães K9

Na tarde desta quinta-feira (01), o senador Marcus do Val e sua filha visitaram o Quartel do Comando-geral, localizado na Enseada do Suá, em Vitória, para juntos conhecerem a equipe especializada em resgate de vítimas com cães, a K9.

Após a recepção pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, eles seguiram para o auditório onde o coronel Leonardo de Alcântara Merigueti realizou uma breve apresentação da história do K9, incluindo a importante atuação de resgate no desastre de Mariana e Brumadinho. Durante sua fala, o coronel Merigueti destacou a importância do cabo Júlio Eduardo Tibúrcio, único veterinário da equipe, que cuida dos 13 cães K9. O seu empenho faz com que os cães tenham um desempenho e saúde muito acima da média.

Na oportunidade, os bombeiros militares apresentaram quatro cães aos visitantes e realizaram alguns exercícios simulando a localização de vítimas soterradas para demonstrar a técnica e agilidade que nossos cães possuem.

O Espírito Santo vem se consolidando como referência nacional no emprego de cães para localização de vítimas de desastres ou desaparecidas. Desde 2013, ano da primeira qualificação em salvamento com cães de resgate, os militares K9 capixabas se doam voluntariamente em busca de conhecimento e aprendizado, e sempre mantém a premissa do contínuo aperfeiçoamento para que a resposta ao socorro seja célere e eficaz.

Corpo de Bombeiros Militar "Vida Alheia e Riquezas Salvar"

Major Maurício

Capitão Pedroni