03/01/2019 14h20 - Atualizado em 03/01/2019 15h09

Solenidade dá posse ao novo Comandante do Corpo de Bombeiros Militar

Na noite desta quarta-feira (02), a solenidade militar de Passagem de Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, deu posse ao seu novo Comandante-Geral, o coronel Alexandre dos Santos Cerqueira.

O evento ocorreu no Quartel do Comando-Geral, localizado na Enseada do Suá, em Vitória, e contou com a presença do governador Renato Casagrande, da vice-governadora Jacqueline Morais e do secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá, além de outras autoridades militares e civis.

Após o ato de troca de espadas com o comandante anterior, coronel Carlos Marcelo D'Isep Costa, que simboliza o início de um novo ciclo na Corporação, o coronel Cerqueira discursou:

"Vamos ter transparência, ouvir os diversos setores e procurar atender aos anseios da sociedade. Todos são importantes para o sucesso da nossa Instituição. Desejamos atuar dentro do Programa Estado Presente de forma efetiva. Queremos conhecer as ideias e sugestões de todos. Não queremos realizar o melhor comando, mas sim complementar o anterior. Queremos prestar um serviço de excelência", afirmou.

O governador Renato Casagrande ressaltou a importância do Corpo de Bombeiros Militar no atendimento à população: “O Corpo de Bombeiros está integrado a um plano de governo que irá atender a quem mais necessita da administração pública. O bombeiro militar protege a sociedade e estará inserida no Estado Presente. Em nosso primeiro governo estruturamos a Instituição para que hoje tivesse condições de enfrentar crises como excesso de chuva, de seca e de incêndios, entre outros. O Coronel D' Isep deixa um trabalho exemplar e queria dar as boas-vindas ao Coronel Cerqueira que está muito motivado”, ressaltou.

O secretário Roberto Sá garantiu todo o apoio necessário para que o novo comandante possa fazer o melhor trabalho em prol da população: “Quero parabenizar o coronel pelo currículo invejável. Em um curso que realizei de salvamento em montanhas no Rio de Janeiro pude perceber como o Corpo de Bombeiros é dedicado às missões mais difíceis. Os senhores são um dos nossos grandes patrimônios e destaco nossa busca incessante de melhores dias e valorização do servidor”, afirmou.

E ainda completou: “Temos a percepção que a sociedade espera muito de nós e contem com toda a estrutura de governo para conseguirmos dias melhores. Nossa sociedade ficará muito feliz com os senhores", destacou Roberto Sá.

 

Currículo do Novo Comandante

Coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, 47 anos, casado. Graduado em Administração e Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especialista em Administração Pública na Universidade Gama Filho (UGF), mestre em Administração e doutorando em Administração, ambos pela UFES.

Concluiu o Curso de Formação de Oficiais em primeiro lugar, no ano de 1993. Possui cursos de Mergulho, Salvamento em Alturas, Busca em Estruturas Colapsadas, além dos cursos de Busca e Resgate, realizado no Japão, e Salvamento com Embarcações, realizado em Portugal.

No CBMES, comandou a Companhia de Busca e Salvamento no 3° Batalhão de Bombeiros Militar, em Cachoeiro de Itapemirim. Em Vitória, chefiou o Centro de Atividades Técnicas, onde coordenou a construção do novo Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico e a implantação do Sistema Integrado de Atividades Técnicas. Atuou, também, como Diretor de Pessoal, Orçamento e Finanças e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, que foi seu último cargo antes de ser nomeado Comandante-Geral.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”

Relações Públicas 

Tenente-Coronel Wagner

Sargento Soares

Aluno Sargento Neander

Aluna Sargento Karolina

Cabo Gabriel

 

Email: bm5@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

               

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard