20/08/2021 11h35 - Atualizado em 20/08/2021 11h37

Solenidade de formatura do Curso de Habilitação de Sargentos 2021

Na manhã desta sexta-feira (20) ocorreu a solenidade de formatura do Curso de Habilitação (CHS) de sargentos 2021. O evento aconteceu no pátio de formaturas do Quartel do Comando-geral, localizado na Enseada do Suá, em Vitória, e contou a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Estado, Renato Casagrande, a vice-governadora, Jacqueline Moraes e do secretário de segurança pública e defesa social, coronel Alexandre Ramalho.

O CHS 2021 foi realizado na modalidade de ensino semipresencial, com carga horária de 856 horas. Durante quatro meses de curso, os novos sargentos ficaram integralmente a disposição do Centro de Ensino e Instruções. O curso foi iniciado em 12 de abril de 2021.

O evento também contou com a reforma dos cães Athos e Vida da equipe K9. Os binômios (condutor e cão), um composto pela cadela Vida e pelo coronel Leonardo Merigueti, e o outro pelo cão Athos e pelo sargento Hugo Meneguiti, receberam a homenagem e o Diploma de Reforma.

Os cães Vida e Athos, depois de 10 e 09 anos, respectivamente, de honrosos serviços prestados à sociedade capixaba, encerram suas atividades no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo.

A cadela Vida e o cão Athos foram um dos primeiros cães a atuarem junto da Força Especial de Busca e Resgate com cães (equipe K9), que foi institucionalizada no CBMES em 2012. Athos e Vida atuaram em grandes ocorrências de destaque dentro da Corporação, como os desastres de Mariana e Brumadinho, as Chuvas de 2013 e 2020, o desabamento do Condomínio Grand Parc e o resgate do professor no Parque do Caparaó.

O Curso de Habilitação de Sargentos

Com uma carga horária de 856 horas, o Curso de Habilitação de Sargentos (CHS), iniciado em 12 de abril de 2021, constitui uma etapa importantíssima na carreira das Praças Bombeiro Militar, pois representa o momento em que esses indivíduos passam a assumir posição de liderança dentro do corpo operacional de nossa Instituição. Por consequência, além do acatamento total e cumprimento de ordens, espera-se do sargento que tenha energia e discernimento para vencer a inércia e tomar diversas iniciativas visando a resolução de problemas, dentro de sua esfera de competências. Assim, o curso é a preparação para desempenhar as variadas missões que podem ser atribuídas a um sargento bombeiro militar.

Durante o CHS os novos sargentos foram submetidos a uma extensa grade curricular, da qual destacamos os módulos de disciplinas operacionais, cujo objetivo foi capacita-los para gerenciar procedimentos operacionais em desastres urbanos, atendimento pré-hospitalar, incêndio estrutural, incêndio florestal, salvamento aquático, salvamento terrestre, salvamento em alturas, resgate em regiões alagadiças, corte de árvores em risco, atendimento a ocorrências de produtos perigosos e defesa civil.

Além do preparo técnico, o curso de habilitação envolve o aperfeiçoamento de atributos emocionais como resiliência, capacidade de raciocínio sob estresse, equilíbrio emocional, coragem, abnegação, espírito de corpo e, principalmente, liderança.

Entre em nosso facebook Bombeiro Militar ES para ter acesso ao álbum de fotos do evento.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”

Tenente-Coronel Escalfoni

Tenente Andresa