03/11/2019 12h33 - Atualizado em 08/11/2019 15h34

Verão 2020: dicas para garantir a segurança das crianças nas praias

O Verão está chegando e com ele vem a temporada de muito sol forte e praias. É época de diversão, mas nunca se pode abrir mão da segurança dos pequenos. A seguir você confere uma lista de dicas essências para curtir um Verão com tranquilidade:

1 – CONVERSE COM A CRIANÇA: Antes de sair de casa, tenha uma conversa franca com a criança. Explique os riscos do afastamento dos adultos e da profundidade da água. Crie regras, imponha limites e estabeleça combinados com eles;

2 – PULSEIRA DE IDENTIFICAÇÃO: Coloque uma pulseira no braço da criança, contendo nome e número de telefone dos responsáveis. Tenha certeza de que esteja bem fixada ao braço. O adereço pode ser comprado em lojas de aviamentos ou encontrada junto aos guarda-vidas.

3 – DISTÂNCIA SEGURA: A distância de segurança entre um adulto e a criança é de, no máximo, um braço. Nessa distância o tempo de reação de um adulto é rápido suficiente para casos de emergência.

4 – SINALIZAÇÃO: Respeite e ensine os pequenos sobre placas de sinalização dos balneários. Procure sempre ficar em uma área segura, de mar calmo e com poucas ondas.

5 – GUARDA-VIDAS: Dê preferência também para os locais onde existe o serviço de guarda-vidas e respeite sempre as orientações fornecidas por eles. Todos são capacitados e supervisionados pelo Corpo e Bombeiros Militar do Espírito Santo.

6 – PROFUNDIDADE: Se for entrar no mar com uma criança, sempre se mantenha na parte rasa, evitando profundidades. O recomendado é mantar o nível de água abaixo do umbigo da criança.

7 – PROTETOR SOLAR: Essencial, use sempre! A falta de protetor solar pode levar a queimaduras de 1º grau em mais de 70% do corpo da criança. O sol forte também causa desidratação e, em casos mais graves, pode levar à morte.

8 – COLETE SALVA-VIDAS: Não use boias, opte sempre pelo colete salva-vidas de três pontas. O equipamento é mais seguro e não oferece o risco de rasgar ou esvaziar durante as brincadeiras.

9 – ROUPAS FLUORESCENTES: Vista as crianças com cores chamativas, como o verde, rosa, azul e laranja. Isso facilita o monitoramento e a identificação delas na água, areia e ambientes de grande aglomeração.

10 – BEBIDAS ALCOÓLICAS: Não consuma bebidas alcoólicas quando estiver cuidado de uma criança. O álcool diminuirá a sua capacidade de reação em casos de emergência. Caso queira consumir sua bebida, certifique-se de que haja outro responsável que possa cuidar da criança.

11 – DISQUE-DICAS: O Corpo de Bombeiros Militar possui um número de WhatsApp em que compartilha, uma vez por semana, dicas de segurança com a população: (27) 9 9664 9716. Basta solicitar o cadastro por meio de uma mensagem do aplicativo. O número também atenderá dúvidas sobre segurança em geral em no máximo 48 horas.

Corpo de Bombeiros Militar “Vida Alheia e Riquezas Salvar”

Assessoria de Comunicação 

Tenente-Coronel Wagner

Sargento Soares

Sargento Neander

Cabo Gabriel

 

Email: bm5@bombeiros.es.gov.br

Instagram: @bombeiromilitarES

Facebook: bombeiromilitarES

Youtube: bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

           

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard