Revalidação de certificados de Brigadista Profissional

REVALIDAÇÃO DE CERTIFICADO

Este serviço é voltado para os Brigadistas Profissionais ou Bombeiros Profissionais Civis provenientes de outro Estados da Federação que deseja exercer a atividade no Estado do Espírito Santo.

QUAIS DOCUMENTOS PRECISO REUNIR PARA FAZER A REVALIDAÇÃO NO CBMES?

1 - Taxa do serviço:

No site da SEFAZ, emitir e pagar o DUA para “Análise de documentação para revalidação de certificado de formação de brigadistas profissionais; de bombeiros profissionais civis e de bombeiros civis.

2 - Cópia original colorida do certificado a ser Revalidado:

O certificado deve conter o nome completo do Brigadista juntamente com RG ou CPF, identificação do curso, carga horária e validade.

O certificado deve conter currículo e carga horária compatível com o ANEXO E da NT-007/CBMES.

O certificado deve conter local, período do curso, nome e CNPJ da empresa formadora.

A empresa formadora deve estar devidamente cadastrada e habilitada junto ao Corpo de Bombeiros da UF de origem no período em que o curso ocorreu.

3 - Documento comprobatório do Registro do Certificado, homologado junto ao Corpo de Bombeiros da UF de origem.

Caso a Corporação BM da UF de origem não realiza o registro de certificado ou de brigadistas, ou ainda, na época da emissão do certificado não o fazia, o brigadista deve solicitar por oficio uma declaração junto à instituição militar do Estado de origem.

O brigadista deve atender o item 5.4.2 da NT-007/CBMES.

4 - Certificado de Ensino Médio.

COMO ENVIAR A DOCUMENTAÇÃO PARA A REVALIDAÇÃO?

Primeiramente o Solicitante deve criar uma conta no sistema E-Docs disponível em: https://e-docs.es.gov.br/.

Após a ativação da conta, enviar a documentação conforme se segue:

Acesse o E-docs.

Clique em “Novo”, e escolha Encaminhamento”.

No campo “Quais Documentos serão encaminhados?”, Realizar o Upload dos arquivos em PDF e com nível de acesso “Organizacional”. Classificar o tipo de arquivo conforme o caso.

No campo “Quais serão os Destinatários?” escolher o Órgão:CBMES - CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO, o Setor: BMGCE - GERENCIA DE CURSO E EXTENSAO”.

No título do encaminhamento, colocar o enunciado: “REVALIDAÇÃO BP – NOME COMPLETO DO BRIGADISTA”.

No corpo da mensagem informar dados pertinentes e os documentos que estão sendo encaminhados.

Manter com nível de acesso “Organizacional”.

Clicar em “Enviar”.

MINHA REVALIDAÇÃO FOI APROVADA, E AGORA?

Caso seja deferida a solicitação, será aberto um Processo de Revalidação no E-Docs, o brigadista será informado no próprio sistema. O Brigadista aprovado pode incorrer em duas situações:

Caso a Carga Horária e o Currículo sejam equivalentes e o Certificado esteja dentro do prazo de validade, o Brigadista pode ser dispensado do Curso de Reciclagem conforme item 5.9.4.2 da NT-007. Neste caso o Brigadista será encaminhado para realização das avaliações Teórica e Prática, mediante pagamento das taxas DUA. Um novo Registro do certificado será emitido mediante o pagamento do DUA de Registro.

Caso a Carga Horária e o Currículo sejam insuficientes e/ou o Certificado esteja vencido, o Brigadista será encaminhado para Reciclagem com emissão da Declaração de Autorização para Matrícula no CRBP.

MINHA REVALIDAÇÃO FOI REPROVADA, E AGORA?

Caso seja reprovado, o brigadista não terá seu certificado Revalidado.

Isso não impede o Brigadista de procurar uma Empresa de Formação devidamente cadastrada no CBMES e realizar um curso de Formação de Brigadistas Profissionais CFBP em território capixaba.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard